Brasil vai pagar três vezes mais por energia que Paraguai não utiliza
Brasil paga mais, muito mais, sobre a energia elétrica excedente do Paraguai produzida em Itaipu que é vendida ao Brasil; que por sua vez financiou a parte daquele país na construção de Itaipu Binacional. Entrevista que fiz com o senador Álvaro dias em 2008, na época em que o bispo dos pobres, Lugo, fundia partidos, e liderava movimento campesino contra Brasiguaios em pé de guerra, rumo a presidência que assumiria logo mais, em agosto de 2008, sendo eleito,
O fator de multiplicação que era de 5,1 passa para 15,3. O aumento do valor foi proposto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao mandatário paraguaio, Fernando Lugo, em 2009, mas precisava da aprovação do parlamento brasileiro para entrar em vigor.
Foto: Claudio Gonçalves
Senador Álvaro Dias (PSDB)
Sobre a questão da tarifa de energia elétrica, que o Brasil compra do Paraguai, o Senador Álvaro Dias já sustentava, em defesa do cidadão brasileiro; no inicio desta discussão, em maio de 2008, pouco tempo antes de Fernando Lugo assumir a presidência do país vizinho:
Acompanhe a entrevista completa em 2008:
http://www.claudiogoncalves.net/documentoiso/Materias/senador.htm
Senador Álvaro dias (PSDB)
-"A questão da tarifa de energia; eu acho que há um equivoco, que o governo brasileiro pode comprovar que os preços são corretos; por que existe ai outros itens a ser considerados: A dívida, o pagamento da dívida; em fim; não é só a receita que se considera. O Brasil tem condições de comprovar que o preço que esta sendo pago, é absolutamente correto e, se pagar mais, vai recair sobre os consumidores brasileiros".
-"O governo não pode transferir essa carga para os brasileiros para melhorar a situação dos paraguaios! Olha; os paraguaios são sócios de uma empresa que vale 60 bilhões de dólares; ficaram sócios com nosso dinheiro! Não com dinheiro deles. Foi com o empréstimo do Brasil que eles estão pagando; e ainda devem que se tornaram nossos sócios. Então me parece que há uma injustiça nessa cobrança; nesse ponto, nós estamos para apoiar o governo brasileiro; mesmo sendo oposição, estou ao lado do governo brasileiro, porque, qualquer concessão nesse caso recai sobre o lombo do consumidor de energia do Brasil".
Do Blog do senador Álvaro dias hoje, 12, pela manhã: A decisão do governo, ao propor a revisão do Tratado, acontece na esteira da chamada diplomacia da generosidade, pela qual já tivemos problemas na Bolívia, e que fez o país fazer um acordo com a Venezuela para construção de uma refinaria que não recebeu um centavo do governo Hugo Chávez.
http://www.alvarodias.blog .br/2011/05/a-revisao-do-t ratado-de-itaipu-e-boa-so- para-o-paraguai/
Nenhum comentário:
Postar um comentário