O pãozinho com manteiga e o avanço arquitetônico da Capital da Fumaça
- Jan. 23rd, 2011 at 1:38 PM
O pãozinho com manteiga e o avanço arquitetônico da capital da fumaça
Uma metade de pãozinho Frances com a manteiga da latinha do avião, era a primeira coisa que se passava em minha cabeça lá pela década de sessenta, quando eu via a chaminé de tijolinhos a vista das Indústria Matarazo no centro de São Paulo que pra mim significava “ A fabrica de Manteiga”.
Foto: claudio Gonçalves
A capital da fumaça vai perdendo sua referência quando, a título de despoluição visual, - veja o nome que deram para nossas referências - não podemos mais, ver os “ outdores ” –paulistanamente falando. Tão pouco se vê na chegada á capital paulista, a xicrinha recebendo o café, em neon, no alto dos edifícios, também o homenzinho de boné que mostrava o Café Seleto. Em fim.
A nossa querida cidade vai aos poucos consumindo nossas lembranças físicas e as deixando somente no universo da mente pra contarmos aos nossos netos. Que pena, vai ainda submergindo em meios a arranha-céus que emergem onde antes viviam nossas referencias que aos poucos vai se desmoronando como castelos de areias em cada onda que vem e que se vai, a nossa historia, a nossa herança cultural que se esvai, quando se fecham portas de cinemas, lojas e quem sabe um dia desses não vamos demolir o teatro municipal e construir um belo e moderno estacionamento. O que será que irão construir no lugar do edifício Copam de Oscar e Carlos Alberto, no lugar do Banespinha, quem sabe retira o parque do Ibirapuera e construir là um pátio do metro? Afinal em que porão jogaram nossa historia dessa vez? Pô meu! Assim não da pra ser feliz!
http://digs.by/e8rVGc
about:blank
Nenhum comentário:
Postar um comentário