terça-feira, 21 de abril de 2009

.CIDADE NUA
.........................................Nostalgia
..........................................Por Claudio Goncalvess

Enquanto no céu se desenhava -em um espetáculo de cores- um crepúsculo maravilho, da cozinha vinham aromas de uma atmosfera nostálgica e singular.
A delicadeza da farinha de trigo se juntando ao leite e uma deliciosa mistura de ovos, açúcar e manteiga, despertando suas fragrâncias, por hábeis e sabias mãos que os misturavam em uma tigela grande, se juntando com fubá de milho e um delicioso queijo ralado especialmente para compor o sabor.
Lá fora as cores se intensificavam, iam dourando

o céu na medida em que se passava o tempo e caia a tarde de primavera. Cá dentro o forno ia almejando suas medidas enquanto a forma ia sendo acariciada por generosas passadas de manteiga pura.
No céu, revoada de pássaros iam procurando seu refugio.
Os aromas traziam as lembranças de muito longe; das bolas de gude, brincadeira nos quintais, correria entre os varais coloridos de roupas batidas no tanque.
O sol agora é só um colorido estonteante no horizonte de tons avermelhados, cúmulos de prata contornados de ouro. Dourado também é o bolo que se formou em forno quente, caminhando vagarosamente para a mesa, onde um delicioso aroma de café se

junta à magia da tarde.
O sabor de um simples “Bolo de fubá” completa a magia de voltar ao passado de tantas lembranças, de um simples final de tarde na CIDADE NUA




Cláudio Goncalvess/documentoISO
Novembro 2007




Nenhum comentário: